14 janeiro 2012

Dica de viagem: dinheiro no exterior

Levar dinheiro para o exterior pode ser, muitas vezes, um verdadeiro problema. Aqui no post comento rapidinho sobre uma das melhores alternativas (que conheco).

Quando vamos viajar para algum lugar fora do pais, precisamos nos preocupar com a moeda utilizada neste local. Muita gente fica na duvida sobre como levar este dinheiro: em cash mesmo, cartao de credito, traveler cheque, varias moedas, entre outros. No meu caso, trouxe algum dinheiro em especie e um cartao do tipo VTM (Visa Travel Money).

O dinheiro em especie eh importante para as primeiras despesas que vamos ter logo que chegamos ao pais: transporte e comida. Em especial, o transporte mesmo (taxi, metro, onibus..), jah que este nao aceita cartao. O ideal eh levar uma quantidade pequena, pois ter muito dinheiro em especie com voce pode ser perigoso (perder, ser assaltada, etc).

O VTM, por sua vez, eh um tipo de cartao pre-pago internacional. Funciona da mesma maneira que um cartao de DEBITO (porem, no exterior, eh usado no modo CREDITO -- detalhe muito importante), facilitando o transporte e uso de dinheiro durante toda a viagem. O ideal eh fazer um cartao VTM que possua um chip tambem. Nem todos os VTM's possuem chip e sem ele, muitas vezes, surgem operacoes que voce nao pode fazer. Aqui em Londres, por exemplo, o pessoal que esta com um VTM sem chip nao consegue comprar tickets de metro nas self-machines e nem consegue completar transacoes on-line.

A bandeira Visa eh realmente comum, mas existem opcoes de outras bandeiras tambem. O bacana desta opcao eh ter um cartao que voce usa da mesma forma que um cartao de debito/credito, mas SEM cobrancas de IOF, entre outras taxas. O unico 'problema' do VTM eh a taxa cobrada para saque no exterior: 2,50 da moeda corrente. Assim, o ideal eh soh sacar dinheiro quando realmente for preciso, e em grandes quantidades (para evitar novos saques). Alem disso, voce pode sacar dinheiro de outros paises quando estiver neles, basta usar os caixas eletronicos da rede registrada -- note que a conversao/cambio eh feita na hora e voce pode ser um pouco prejudicado nesta hora.

No mais, eh sempre bom ter alguns trocados em reais para sobreviver na volta. Eu, jah na ida, fiquei sem lanche e possibilidade de 'internetar' por conta desta falha. Outra opcao eh ter um bocado de dolares na mao, pois os benditos sao aceitos em todos os lugares (inclusive no Brasil).

E eh isso :]
o/


Nenhum comentário:

Postar um comentário