21 janeiro 2012

[fotos] Primeiro dia em Londres

Cheguei entre o final de terca e comeco de quarta em Londres. Logo amanheceu e fui para a cidade, depois de ganhar uma (gentilmente oferecido) caneca com leite e Cadbury (um dos tipos de 'nescau' daqui -- o mais barato, depois do 'nescau do mercado'.. e muito bom! oO).

Primeira missao: comprar um celular para ligar para outra cidade.

Nao lembro direito mais qual foi a primeira estacao em que 'subi' para Londres. A sensacao eh algo muito marcante.. voce sai de escada rolante para a .. rua! E a vista, muitas vezes, acaba impressionando e marcando muito. No meu caso, dei alguns passos e vi, alem dos predios, um Elvis xD Aproveitei e andei pela Oxford Street (uma das famosas ruas de compras) e pela Totenham Road (outra rua famosa pelo mesmo motivo, porem, eh mais conhecida por conta dos eletronicos -- ela corta a Oxford Street). Assim, conheci MUITAS lojas logo de cara! E comprei muitas coisas (mesmo nao prevendo isso) logo de cara tambem! /o/ Dificil foi comprar um celular bacana -- acabei ficando com um alcatel bonitinho e baratinho mesmo (pois, ateh entao, nao pensei que fosse usar para mais do que duas ligacoes: 'mae, cheguei' e 'pessoa da outra cidade, estou chegando!').




Well, zanzando e zanzando pelos quarteiroes, acabei conhecendo uns pontos mais residenciais.. e achei minha primeira plaquinha azul, mas eh de um engenheiro do qual nunca ouvi falar. Mas, sobre as plaquinhas, eh algo bacana que existe em Londres e serve para informar que naquele lugar aconteceu tal coisa com alguma pessoa 'famosa'. Neste instante, devo ter visto cerca de 20 plaquinhas -- e acho que as mais famosas sao as relacionadas aos Beatles, por hora. Mas tem plaquinha ateh na casa onde Gandhi morou por aqui xD

Quase acabei comprando um zilhao de bugigangas do catalogo da Argos (fotos) ou coisas como o telescopio (ainda vou acabar levando) da Jessops, uma das lojas relacionadas a fotografia e afins mais conhecidas daqui. Jah a agenda logo abaixo foi uma das primeiras coisas que me fez comecar a lembrar de pessoas laaaaah do Brasil :]

Por sinal, eh da Paperchase .. uma das lojas que, apesar de eu nao gostar tanto de lojas, se tornou favorita (no sentido de 'passar algum tempo' olhando). Tem zilhoes de coisas bacanas, trecos, trequinhos, cadernos, canecas, agendas, etc.. e um andar todo de tipos de papeis e, digamos, 'papelaria avancada' + 'baragudecos de artistas, designers e simpatizantes'.










[Nao foi o primeiro taxi londrino que vi (o 'black cab'), mas foi o primeiro que me chamou a atencao! Repara soh no capricho e nas palavras todas ali :D]


Outra coisa legal de comentar eh a respeito do metro (o 'Tube'). Na verdade, sempre ha coisas a se comentar a respeito dele, mas algo que me chamou a atencao a ponto de bater uma foto foi o fato de todo mundo andar APENAS do lado direito da escada rolante! O lado esquerdo eh EXCLUSIVO para os apressados! Incrivel, pois respeitam isso em todos os lugares.. ateh na rua voce ve as pessoas andando 'organizadas' assim. Falando em andar, a unica dificuldade no primeiro dia zanzando pela cidade foi acertar o lado de olhar na hora de atravessar a rua. P*****ta perigo! D: Demorou ateh eu ter seguranca o suficiente para olhar pra 'contramao' e atravessar sem olhar pro 'lado certo'. A mao inglesa eh muito doida.




Apesar do cansaco e das sacolas que eu jah estava carregando com compras (o primeiro presente que comprei em Londres eh para a minha avo =p), passei no mercado para comprar comida, pois jah tinham muitas horas que eu nao dormia e tambem nao comia /o/  [em dias normais, eu esqueco de comer.. em um dia de turista entao, nossa \o\]. No mercado, me impressionou a imeeeeeeensa variedade de comidas prontas para o consumo, congeladas, semi-congeladas, enlatadas, etc, etc, etc. Bastou mais uns dias para eu entender que quem mora aqui nao gosta de perder tempo nem mesmo para comer! Nao sei se entrei na onda, mas nos primeiros dia soh fiz, basicamente, duas refeicoes no dia inteiro! E nao passei fome =p


Ah, mas ok, no mercado eu vi muitas coisas a centavos, como o kit kat (um dos chocolates 'desprezados' aqui, por nao ser tao bom.. por isso eh barato xD). E o bacana eh o desconto que vai rolando para os produtos que estao perto de vencer! Cortam ateh 50% do preco original para que o produto nao seja perdido/desperdicado. E muita gente leva sua propria sacola para carregar as compras depois :D  E algo curioso, alem de comprar credito pro meu celular no caixa, foi o fato de ver um painel/display entupido de chips de todas as operadoras.. de graca!

   


Bom, caminhei para casa.. impressionada com o fato de parecer muito tarde (mas eram cerca de 9h~10h ainda, se bem lembro), por conta do fato de ESCURECER AS 3h30~4h DA TARDE! Mas foi mais facil de acostumar e entender do que a tal da mao inglesa ainda.. que se eu nao cuidar, ainda vai me machucar por aqui xD



Zanzei mais um pouco pelas ruas e fui pra casa, porque estava com dores de tanto andar e carregar peso. Ae veio a missao de fazer o celular funcionar, para entao tentar colocar credito e fazer uma ligacao -- e nesse meio tempo, comprar uma passagem de trem pela internet sem saber se eu conseguiria validar a transacao. Otimo. Comprei algo que eu nao fazia ideia nem de onde retirar e nem de como usar, mas ae jah comeca outro post. O primeiro dia estava perto de acabar.. comigo dormindo na cama por cima do cobertor, de tao cansada xD (tentei arrumar as coisas todas e, quando dei por mim, jah tinha dormido -- eram cerca de 3am).

2 comentários: