11 janeiro 2012

[atualizado] A Saga do Embarque - parte 2: a parte incrivel da viagem

Jah deu pra adiantar alguma coisa na pagina do checklist, mas enfim...antes que esqueca, eh bom contar algo mais sobre esta parte da viagem!

Em suma, o que nao sai da minha cabeca: ter cruzado uma ponta do Deserto do Saara! D:

Foram cerca de 3h sobrevoando muita areia, com janelas do aviao fechadas devido ao calor intenso ali. Mesmo! Quando me dei conta de onde estavamos, abri a janela pra dar uma olhadinha...e claro que, em menos de 5min, a aeromoca veio pedir encarecidamente para que eu fechasse a janela. O tempo em que fiquei olhando foi suficiente para quase comecar a suar, alem de sentir a janela/vidro bem quente, apesar da altura em que estavamos. E a visao eh impressionante: nao existe uma unica nuvem no ceu, o calor eh algo que voce sente ser forte, a intensidade da luz do sol assusta, e aquela visao de areia que nao acaba mais, ateh muito alem do horizonte...eh algo estarrecedor! Alias, voar a 1000km/h durante cerca de 3h [nao sei bem se foi mais tempo ou nao] um MESMO lugar que nao tem absolutamente nada, quase enlouquece.

E depois de algum tempo, civilizacao! E ... nenhum rio, aparentemente. Terras secas, varios tons de marrom que voce ve e nao acredita. Todos aqueles 'recortes' bonitinhos que conseguimos ver facilmente no google maps tambem estao aqui, mas inteiramente desbotados. Nada de verde, nada de agua, nada de ''vivo'', eh marrom mesmo, seco de um jeito que voce sente laaaah do aviao. Terrivel.

Bom, saindo finalmente da Africa, um pouco de agua e o aviao rumo a Europa.

A entrada [aerea] na Europa se deu por Malta..a partir de uma das ilhas dela, chamada 'Gozo'. Nem preciso dizer que ver Gozo pela janela foi algo....curioso xD Mas o interessante mesmo foi quando sobrevoamos a Grecia....e ae pude ver montanhas e cadeia de montanhas gigantes, primeiro com um pouco de neve na ponta...depois, inteiramente cobertas por neve! E, nao sei bem porque, mas dei muita sorte com as nuvens no  caminho mesmo: neste ponto, eu conseguia ver muita coisa tranquilamente ainda. Em Londres, apesar do tempo meio instavel, haviam 'buracos' generosos por todos os lados das nuvens tambem.

Sobrevoei varias cidades 'conhecidas', mas por hora soh lembro de Salzburg. Legal era a ideia de sobrevoar varios paises de uma vez soh! Mais legal ainda imaginar que poderia ter estado em 4 continentes num mesmo dia [e aviao], por conta da saida de Sao Paulo [America], o atalho pra Turquia [Africa], a entrada no continente do destino [Europa] e aquela 'enrolacao' que o piloto faz antes do aviao pousar [Europa/Asia -- provavelmente, nao.. mas fico imaginando se o sobrevoo sobre o estreito de bosforo daria margem a esta possibilidade].

A entrada em Londres foi super tranquila e rapida, a ponto do fiscal de imigracao fazer piadinha e nao me pedir quase nada [apresentei apenas uma carta de aceite, meu passaporte e minha passagem aerea]. Isso me aliviou muito, visto que na Turquia quase fui barrada na entrada do embarque -- o fiscal pegou meu passaporte, confirmou/perguntou de que pais eu era e comecou a me fazer muitas perguntas.

Tive que mostrar mais comprovantes para ele do que para o fiscal em Londres...e achei que nao ia passar mesmo. Ele ficou me olhando por um tempo e fez sinal para um outro fiscal, um pouco mais longe, e seus gestos e tal deram a entender um ''ah, deixa passar...eu acabei de sentar aqui e nao vou resolver isso'' e entao liberaram minha entrada e carimbaram meu ticket com um 'checked'.

No aeroporto de Istambul foi legal tambem de ver MUITA gente dali e dos paises proximos [Iraque, Ira, Paquistao, India, China, etc]. Com isso, eu devia imaginar que viajar pra Londres ao lado de um estrangeiro oriental era muito grande. Dito e feito.

Viajei para Londres ao lado de um paquistanes [eh um palpite, pois ele nao me deixou ver de onde ele era]. Cheguei primeiro, sentei e lah fiquei. Ele chegou depois, me olhou...eu sorri e ele fez uma cara feia, ignorou e sentou. Depois de um tempo, recebemos o menu do que ia ser servido e um formulario que todo estrangeiro preenche quando chega no Reino Unido. Com minha mania de anotar algumas coisas, caneta era algo facil para mim. Jah para meu 'amigo' paquistanes, se tornou um problema.

Eu queria dar risada, mas nao me senti a vontade pra fazer isso ali =x

Preenchi todo o meu formulario, revisei, confirmei e fui pegar o passaporte pra terminar de preencher o que restava. Nesse meio tempo todo, o paquistanes me olhava com o canto do olho, como que querendo puxar conversa [ou a caneta, neh], mas nao puxava por algum motivo qualquer. Ele demorou bastante tempo ateh perguntar se eu tinha uma caneta [...! asuhasuhahausa], e com uma cara de bravo ainda. Ele preencheu, devolveu e ficou olhando pro formulario. Vi que ele nao havia preenchido algumas coisas importantes, como o seu proprio nome...e acabei apontando o dedo em cima destes campos vazios falando um 'heey!'. Recebi um sorriso amarelo com legendas que diziam: 'nao se intrometa'. Tarde demais. O 'Heey!' foi tao rapido e automatico quanto o movimento de devolver a caneta para ele preencher o restante. Ele acabou pegando a caneta e preenchendo o resto, sem que eu tivesse coragem de olhar pra ficha dele mais xD Tentei ver de onde ele era, mas esta informacao ele manteve coberta/escondida pela mao, propositalmente.

Era um tanto engracado como ele sequer olhava na minha cara, realmente evitando qualquer tipo de dialogo. Sai do aviao logo atras dele e ele saiu 'correndo' pelas mil pistas que existem nos saguoes do aeroporto.  Eu andei tranquila, tirei foto de uma plaquinha no caminho e, por acaso, acabei bem atras dele na fila da imigracao ainda! Ai digo que nunca vi alguem tao incomodado com a presenca de alguem xD Nao sei bem o que fiz, mas na hora que estavamos proximos ao guiche da imigracao, a fila foi dividida: na nossa frente deviam ter cerca de 50 pessoas. Ai, o fiscal me puxou como primeira de uma nova fila e logo fui atendida. Fico pensando se o 'amigo' viu isso. Deve ter ficado feliz que soh, jah que sua pressa toda nao adiantou de muita coisa =x

--
Chegando no aeroporto, depois da imigracao, dei sorte em descobrir onde minha bagagem seria entregue. Por sorte, foi tao rapido que nem tive tempo de pegar o carrinho pra colocar a mala. O azar foi ter que puxar a mala e a mochila desajeitadamente ateh o carrinho, que estava no lado oposto a saida.... mas ok, neh... alguma coisa tinha que sair um pouco do planejado.

Logo desci em direcao ao metro, que fica dentro do proprio aeroporto. Na minha primeira tentativa com a maquina de tickets, problema. Nao deu certo e tive que recorrer a um guiche com alguem para me atender. Resultado: a falta de proeza custou 1 pound (pouco mais de 3 reais) a mais! D:

Tudo bem, ticket na mao, era hora de improvisar um puxador para a minha mala: levantei um pouco a blusa e comecei a tirar o cinto da calca na frente de todo mundo, pouco antes da entrada para o metro. Alguns ficaram olhando e tentando entender, em especial, uma tia de uma cabine que fica ali perto. Em comum, a cara assustada de todos. Ateh que amarrei o cinto na alca lateral da mala, coloquei a mochila em cima [que, pra minha sorte, ficou com os ziperes inutilizados] e comecei a puxar. Vi caras mais espantadas ainda com isso, mas soh dei risada e desci em direcao ao metro.

Finalmente, eu estava em Londres! :D

2 comentários:

  1. E as pessoas da casa ai são legais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uashdsuahduha...sao legais, sim :D
      na verdade, eh todo mundo doido nessa casa! 8D

      Excluir