04 março 2012

Futebol em terras londrinas

Certo, certo. Um post só para falar um pouquinho sobre algo muito bacana por aqui: FU-TE-BOL! 8D

Pra quem não sabe, o futebol como se conhece hoje é uma ''invenção'' inglesa. Talvez, por conta disso, se explique a grande quantidade de campos e locais de treinamento que estão disponíveis na cidade e em outros cantos. Mas sobre o futebol em si, há boatos de que surgiu algo similar há muito tempo -- PASMEM! -- no oriente, entre chineses e japoneses!


Minha experiência por aqui com o futebol, além de ver vários campos e jogadores pela cidade, envolve(u) 3 coisas: uma visita inusitada ao
estádio do Arsenal, alguns treinos com um clube local chamado MSA Ladies e uma partida no Wembley Stadium entre Inglaterra x Holanda! :D
Mas ok, vamos começar então pelos treinos de futebol com o MSA Ladies.

Parte 1 -- Treinos com o MSA Ladies!

Vim para Londres sem reais intenções de jogar futebol, já que torci o pé de uma forma um tanto boba (mas realmente bem ''torcida'' haha) em dezembro. Aliás, o bendito dói até hoje por conta de torções secundárias em momentos aleatórios aqui em Londres. Mas está tudo ok :D

Enfim, conheci uma dupla de boleiras na primeira casa em que morei aqui em Londres. E elas haviam um encontrado um local ''próximo'' onde poderiam frequentar e treinar junto com o time. Então, me chamaram para ir lá jogar também! :D  Dei sorte por conseguir jogar razoavelmente haha, mas o time principal delas joga muito bem. No primeiro dia, apesar do frio intenso, correu tudo bem e foi muito bom -- apesar de eu descobrir que o pior lugar para tentar entender algo em inglês é logo ali, junto ao técnico e as meninas do time xD

No meu segundo treino por lá (que acontece todas as quartas, às 20h20), estava um frio TERRÍVEL! D:  Eu havia comprado um shorts pra jogar (embora sempre tenha usado um allstar como chuteira uahsduhasda) e vi que aquelas calças e proteções extras contra o frio eram mais essenciais ainda do que o calção (shorts). Estava tão gelado neste dia que, ao correr, minhas bochechas e maxilar começaram a congelar! Parecia que eu tinha uma batata na boca quando tentava falar, pois era difícil de mexer os músculos faciais. Bizarro, mas engraçado :]

Ah, sim.. o campo é aberto e de uma grama sintética um pouco diferente, sem borrachinhas-que-sujam-tudo ou coisa do gênero. Prefiro assim, pois jogo um pouco melhor nestes espaços xD  Mas que o frio quase derrubou a gente a ponto da gente pensar em desistir.. ah, isso aconteceu. Mas insistimos e continuamos indo, afinal, a primavera está chegando e o tempo, uhul, melhorando! \o/  No dia do frio-que-chegou-a-congelar, senti o vento mais gelado da minha vida xD Correr, de noite, na grama e em campo aberto, de shorts, allstar, poucas roupas.. MEU CANECO, como é de gelar a alma!! hahah  O vento quase derrubava a gente também.. coisas que nunca vi acontecerem no Brasil o_O

Por conta do jogo entre Inglaterra e Holanda na última quarta, faltei o último treino. E como agora moro longe pra caramba de lá, não sei se vou continuar indo (são 2h de ônibus pra ir e outras 2h pra voltar..). Ainda estou pensando em como vou fazer!

O que posso dizer é que é muito legal jogar aqui, pois a educação que o pessoal tem em todos os cantos existe também dentro de campo! Jogam como verdadeiras ladies mesmo hahaha  Sem faltas, embora joguem sem dar espaço e, muitas vezes, com um bom jogo de corpo. Sensacional como o jogo flui e não deixa de ser acirrado por conta dessa 'educação' toda. E rola uma seriedade em campo sem igual -- difícil de explicar em poucas palavras aqui, mas realmente sensacional de se vivenciar :D

Parada de ônibus pra EU não esquecer haha :]
P*ta dia frio esse! Temperaturas NEGATIVAS! D:
E eu só com uma camiseta por baixo dessa jaqueta aí xD
As meninas jogaram um pouco mais agasalhadas do que eu,
mas passaram tanto frio quanto ausheuehauha (tava tão frio que
elas nem trocaram a roupa, jogaram desse jeito mesmo)
Último treino em que fui e que foi o penúltimo da Marcela :]
Saca só ela ganhando a camisa do time do técnico, o Lindsay!
O pequeno campo aberto onde os treinos acontecem e a grama
sintética mais espetacular que já conheci hahaha xD
 
Marcela mostrando o detalhe da camise do MSA Ladies

Parte 2 -- O estádio do Arsenal


Certo, treinos a parte, vamos para os estádios! Primeiro, o Emirates Stadium, estádio do Arsenal :D -- um dia, deu vontade de descer na estação que tem o mesmo nome e ir até o estádio para conhecê-lo. O que eu não esperava era o que ia render essa visita até lá D:

Até aqui, parecia somente uma visita inocente ao estádio..

Uma coisa que achei muito legal é como eles contam a história
dos principais jogadores do clube em cada uma das laterais! Em cada
uma delas, são jogadores diferentes, com seus respectivos números
quando jogaram pelo Arsenal. O mais bacana, se repararem bem, é que
logo abaixo da imagem maior com os jogadores de costas, tem uma seção
de quadros com uma foto real do jogador, época em que jogou e o que ele fez
de importante pelo clube. Simplesmente sensacional e muito bem pensado!




Bom, depois de dar uma bela volta ao redor do estádio, estava satisfeita e resolvi ir embora a pé, em direção a outra estação de metrô (para conhecer um pouco mais da região, já que nunca havia andado por lá -- e costumo fazer isso aqui, zanzar por onde não conheço para conhecer mais :]). O que eu não esperava é que logo descendo o monte de escadas que existem ali depois de onde foi tirada essa última foto, tem uma entrada para tours! E havia uma fila logo na porta, entrando no estádio! Adivinha? Sim, eu corri para pegar o finalzinho dessa fila aí.. e então as cenas de filme começaram a rodar..

Para mim, era apenas uma última sessão de tour no estádio no dia. O que eu não sabia era que estava realmente LONGE de ser isso. Entrei como uma das últimas pessoas da fila -- por sorte (ou não), uma moça antes de mim saiu para falar ao celular e, nesse meio tempo, consegui alcançar o final da fila e entrar. Havia um segurança negro e grandão ali cuidando da entrada e das assinaturas numa folha.. Por sorte (ou não), foi organizada uma fila para as pessoas irem passando pelo balcão e assinando seu nome, pegando dois conjuntos de folhas grampeadas num monte e entrando adiante. Claro que o meu nome não estava na lista, mas por algum motivo qualquer e inexplicável, no momento em que tive a chance de procurar meu nome e assinar ao lado a presença, o segurança se afastou e foi conversar com alguém. Eu dei uma olhada nas assinaturas que ainda não haviam sido feitas e em quantas pessoas ainda haviam depois de mim -- muito arriscado assinar em qualquer lugar, apesar de existirem vários espaços brancos ainda e poucas pessoas para assinar o que restava. Entrei sem precisar assinar e peguei logo os papéis. Dei a volta pelo segurança e segui feliz pelo corredor!

Bom, como eu não sabia bem do que se tratava, segui o fluxo de pessoas. Passei por uma entrada lateral do campo, mas não pude ver muita coisa. Não parei ali para bater fotos ou coisa assim porque soaria estranho, imagino. Segui as pessoas e passei por salas que nunca imaginaria existir dentro de um estádio. Pouco depois, estava entrando em um salão especial onde haveria algum tipo de palestra. Achei interessante e continuei a façanha descarada.

Entrei, dei uma olhada no pessoal, ninguém achou estranha a minha presença ali. Subi em direção ao final da plateia e sentei. E finalmente tive o choque de realidade haha  Eu havia entrado no meio do treinamento do pessoal que trabalha na segurança e nos primeiros socorros do estádio!!! Como iria ter um jogo em alguns dias ali, o pessoal estava recebendo algumas novas instruções e orientações para o seu trabalho. Sentada, comecei a folhear o que eu tinha em mãos.. e quando vi várias coisas que me lembraram muito das aulas de segurança no trabalho e outras, inusitadas, envolvendo armas e meio de detecção de ferramentas terroristas... bom, aí eu tive certeza que não era exatamente num tour pelo estádio em que eu tinha me metido haha

Felizmente, o bom senso me disse que deveria sair dali antes que desse caca. Tive vontade de assistir ao curso mas, quando vi que havia também uma parte para perguntas e treinamento individual de aptidão e tal, vi que eu poderia realmente me complicar e não ter como explicar o que ainda estava fazendo ali. Tirei umas fotos pra comprovar a cara-de-pau (além de ter ficado com as folhas) e parti para a nova missão: sair do estádio sem ter problemas com a segurança!

É, Camilla.. isso não era o tour pelo estádio mesmo [...]
E o pior que para entrar ali era pela frente, no lado direito!
E eu resolvi ir até o final do auditório ainda.. xD
Para sair, peguei o celular e simulei uma ligação. E ééé, tem coisas que não sei explicar o porquê da gente fazer. Parecia realmente um filme tudo aquilo haha Consegui ir sem problemas até o saguão principal antes das salas e do corredor que ia para o auditório. Fiquei feliz, ''desliguei'' o celular e fui fazendo o caminho de volta por outro corredor para voltar ao corredor que levava para a entrada. Mas ai, ainda tinha o segurança grandão do começo da história. E foi lá que a coisa pegou.

No que peguei o celular novamente e tentei abrir a primeira porta de vidro para sair, ele me solta um grande "WAIT! Where are you going?!" ("ESPERA AÍ! Onde você está indo
?!"). Aí eu disse que precisava sair para encontrar alguém, pois estava tarde e eu precisava ir embora. Foi nem terminar de dizer isso e o segurança soltou uns 'Waaait!' cada vez mais altos e bravos. Tive que ir até o balcão -- sair correndo era loucura.
Nesse meio tempo, eu tentava dizer que precisava sair e ele não deixava. Cada vez mais bravo e desconfiado, perguntou então quem era eu. E aí, meus amigos, ahhh.. quem era eu então? Expliquei que era um engano e que havia ido ali com um amigo, mas como o curso não era para mim, eu estava indo embora.
Claro, seria tudo mais fácil se a entrada não tivesse sido EXCLUSIVAMENTE aberta para o pessoal AUTORIZADO e, ainda mais, sobre primeiros socorros e procedimentos especiais de SEGURANÇA ali no estádio! aushduashduashda xD

Eu me danei com essa história de 'amigo'. Ele me perguntou o nome e é lógico que eu não sabia dizer. Eu disse um nome de mulher que era o único que lembrava da lista, mas como não o achei para mostrar, acabei trocando por um masculino que começava com a mesma letra (a letra K -- fui de Keith ou algo assim para Kevin -- acredite se puder). O segurança estava rindo de tão bravo já: ''Como assim? Você não sabe quem é o seu amigo? Ou se é amiga?'' -- aí eu disse que não sabia bem como explicar em inglês, mas não era exatamente com um amigo que havia entrado. Aí eu disse que perguntei se poderia entrar e tal, que simplesmente acompanhei alguém durante a entrada e estava ali então, mas que já estava indo embora porque vi que não tinha nada a ver comigo.

E
gelei. Ah, como gelei xD 

Com isso, o segurança 
levantou e saiu de trás do balcão onde estava e continuou evitando a minha saída. Era eu me mexer e então ele berrava para eu não me mover e esperar. Ele foi até a esquina entre o corredor e a parede próxima à saída -- afinal, agora eu era um risco xD

Gelei de novo. Ah, como gelei xD

Nesse meio tempo, o segurança disse que eu ia ter que mostrar quem foi o indivíduo que permitiu que eu o acompanhasse ali dentro. E caramba, ralhou comigo quanto ao papel e as assinaturas -- disse (não que eu não soubesse) que eu não poderia ter feito aquilo [aí vem a questão da segurança ter sido burlada de um jeito tão bobo que ele se sentia muito bravo por uma pessoa tão estúpida ali poderia ter passado tão facilmente por ele xDDD]. Ok, ele estava chamando alguém pelo rádio. E eu ali, sem poder me mexer, pois o segurança estava a 5 passos de mim e um tanto 'feliz' com a minha façanha, né xD

Ok, um outro segurança chegou. O segurança grandão falou aos berros que era preciso checar quem era a pessoa que me conhecia lá dentro e outras coisas que eu não consegui entender bem. Bom, eu tive que voltar e acompanhar o novo segurança -- e, claro, passei o mais longe possível do grandão, pois ele estava realmente irritado! xD

Por sorte (ou não), o segurança que me buscou era mais calmo e simpático, além de menor (embora bem maior que eu ainda) xD Expliquei para ele que tudo aquilo era um terrível mal-entendido e que eu estava com medo já do que estava acontecendo. Contei que imaginei que estaria num tour ali e não num curso especial do pessoal interno do estádio. Ele me tranquilizou e disse que estava tudo bem. Seguimos e logo voltamos à entrada do auditório.

Lá, na ante-sala, ele me apresentou às professoras e professor que estavam ali. Ele perguntou a eles se eu poderia assistir ao curso e tal [!!!] por estar esperando alguém (o amigo haha) e eu disse que não havia necessidade já que estava ali realmente por engano e não tinha interesse (até tinha, mas o grandão iria me fuzilar! xD) em assistir ao curso. É claro que os professores ali não entenderam absolutamente nada da situação e só me deram oi e tchau -- basicamente, só eu e o segurança falamos mesmo hahaha

Bom, depois disso, o segurança caminhou comigo de volta em direção à saída. Perguntei se eu poderia ir embora sem problemas e ele estava rindo. Bom, quando entramos no último corredor em direção ao grandão, vi que ele segurou as risadas e ficou bem sério novamente -- então entendi, né, o que foram as risadas.. =x -- e eu caminhei em direção à porta de vidro!

Ahhhh, mas o grandão estava lá no balcão dele! E soltou seu terrível 'wait' novamente. Eu agradeci pela ajuda, mas disse que realmente precisava ir pois estava muito tarde (já tinha passado 1h ali dentro com essa história toda..!) e tinha gente me esperando. Claro que ainda tinha mais uma cena: ao invés de ir embora correndo, voltei e perguntei ao segurança simpático como funcionam os tours e quando eu poderia voltar.. e ele me arranjou um flyer com estas informações uasdhuashda :]

Agradeci, caminhei pra porta e não ouvi mais o que o grandão voltou a falar. Simplesmente não olhei para trás.. caminhei cada vez mais rápido e LIBERDADE NOVAMENTE! \o/  E depois dessa, não pretendo voltar tão cedo lá nesse estádio!

Última imagem registrada do Emirates Stadium!

PARTE 3 -- Partida entre Seleções! Inglaterra x Holanda

Certo, e se você chegou até aqui, vamos então para a última parte (um pouco mais breve haha) do post. Assisti a uma incrível partida entre a Inglaterra e a Holanda! Eu esperava ver os holandeses de laranja, mas jogaram com um uniforme novo que é praticamente preto. Bem, mas antes de ter chance de ver os uniformes aconteceu alguma coisa ainda...


O ticket da discórdia -- e uma das primeiras compras feitas aqui
na Inglaterra (se eu soubesse antes que ia ficar mais tempo por
aqui, provavelmente não teria ido haha)
35 libras -- o preço que você paga para assistir a um bom musical
ou para ir duas ou três atrações turísticas razoáveis
[Tirando a passagem para ir até o Lago Ness (e o notebook),
foi minha aquisição mais cara até então! xD]
Primeiro endereço em Londres -- no bairro de onde saiu a srta. Adele
(entre outras personalidades -- o bairro produz 'talentos' direto)
Basicamente, o ticket que você acabou de ver dava direito a UMA entrada no estádio. Porém, eu e minha amiga (Denise) tínhamos comprado 2 e estávamos pensando que seria possível entrar com este ticket único, pois recebemos uma confirmação de compra de DOIS tickets. Consegue prever qual foi o problema já?

Ponto de ônibus desce a galera no lado leste, no bloco D!
video

Certo, alegria total ainda quando chegamos. Portão D, tínhamos que procurar o portão A. Chegando lá, destaquei um ticket pra cada uma e fomos em direção à catraca de ferro (não tem como passar pelo lado, por cima ou por baixo) com entrada de leitor digital e tudo mais. Denise passou e tudo ok. Quando fui passar o meu.. nem resposta da máquina..! Olhei, vi que não tinha o código de barras no meu ticket e berrei pra Denise trazer o dela para eu passar. (Tem algumas coisas por aqui que você passa para mais de uma pessoa com o mesmo ticket -- e até então era o que achava que ia acontecer). Mas.. poutz! A droga do ticket não abriu a catraca para mim.. e faltavam 15 minutos para a partida começar! <O>

Bom, e como já estou bem enturmada, adivinha qual a galera que foi ali conversar comigo? Sim, os seguranças (vcs nao tem ideia de quantas vezes eh com eles que acabo conversando hahaha). Nesse meio tempo, a Denise já tinha voltado para ser revistada e estava me esperando. Eu expliquei a situação e disse que tinha como provar que havíamos comprado 2 tickets. E mostrei meu passaporte para dizer que aquele ticket realmente era meu. Outra segurança chegou e me afastou da entrada. Eu comecei a ficar desesperada com a situação... poxa, eu havia pago realmente! <O>

A Denise fez algum sinal para saber o que estava acontecendo e eu respondi com outro mandando ela ir pro jogo.


Expliquei novamente e perguntei o que eu poderia fazer, já que a 'prova' estava somente no meu e-mail. Aí sem ticket com código de barras, nada feito. A segurança disse que eu deveria procurar o ticket office (bilheteria) para resolver o caso. Nisso, eu já estava nervosa e sem meu pedaço-de-ticket (o segurança da entrada havia pego para checar com o da Denise). Falei que eu não tinha mais como provar sequer que tinha tido um ticket, quanto mais pedir para alguém abrir o meu e-mail na bilheteria e provar isso. Felizmente, veio o cara que pegou o ticket e me trouxe a metade com meu nome. Nisso, eu disse que não iria conseguir explicar meu caso a tempo e que sequer saberia se ia conseguir resolver isso. Comecei a chorar xDDD

Chorei e disse que não ia conseguir seguir as instruções que me passaram. A segurança me abraçou e disse pra eu me acalmar, pois iria conseguir sim resolver a situação. Me abraçou e pediu para respirar fundo haha  Devo ter olhado para ela com a maior cara de choro-de-criança da noite dela xD E, bem, perguntei onde era o bendito ticket office. Estávamos no bloco A e ela me apontou em direção ao bloco B, dizendo que eu deveria correr até o M, já que restavam ainda 10 minutos. E eu CORRI!

Cansada por conta dos últimos dias em Londres (estudos, festas, bicos, dificuldades), estressada por conta da situação na entrada e aflita com a proximidade do começo da partida, quase não consegui correr até o bendito bloco M. Demorei um bocado, mesmo correndo, para chegar lá! Procurei pela bilheteria, mas não achei nada. Nisso, conversei com alguns seguranças e me indicaram blocos anteriores. Encontrei um posto de informação e quase voltei a chorar lá xD Mas ok, segui correndo. E finalmente, achei as escadas que levavam para a bilheteria.

Chegando lá, uma bilheteria em cada lado -- e pra qual lado correr agora? Felizmente, escolhi o lado certo, que era o lado onde comprei o ingresso originalmente. Porém, para meu azar, para resolver problemas tão aleatórios quanto o meu, teria que correr até o outro lado (bloco) na outra bilheteria. Corri, cheguei e fui instruída a entrar numa fila. E o jogo para começar e eu ficando impaciente com isso. 3 ou 4 pessoas depois, consegui falar com alguém. Expliquei a situação e parecia um tanto improvável que eu pudesse entrar. O moço conferiu meu ingresso (nome) e disse que realmente não tinha um outro pagamento feito (foi comprado no meu nome o segundo ingresso, mas o pagamento foi feito em outro cartão).

Bom, eu expliquei novamente e disse que poderia provar com o e-mail. Aí ele me perguntou através de qual meio eu havia adquirido o ingresso e respondi. Certo. Lágrimas começaram a romper na minha cara xD Eu disse que estava tudo certo e que poderia mostrar, mas que não sabia mais o que fazer para conseguir entrar. Ele me pediu para esperar e levou meu resto-de-ticket para dentro. E não voltou por uns 2 ou 3 minutos. E eu tentando parar com essa coisa de chorar aushdushdauhda xD

Aí uhul, ele voltou! E mais: voltou com um pedaço-de-ingresso novo! Mas com o pedaço mais importante: o que tinha um código de barras! Perguntei se eu realmente ia conseguir entrar com aquele ingresso e ele me garantiu que sim, só que não seria mais no lugar onde comprei anteriormente. Eu disse que tudo bem e corri para ser feliz xD  Perdi 15 minutos do começo de partida, mas valeu a pena (apesar de toda a correria, stress e choradeira haha). Saca os registros:

Cara de choro, mas com ingresso novo na mão! xD
E o novo ingresso era o de 65 libras! D:
20 minutos de jogo e um video pra registrar.. até aquele momento o jogo realmente não estava muito bom, mas, felizmente, tive uma ótima surpresa :D  PARTIDÃO!


video


Público na noite: 76.283 ! -- imagina se contar ainda todo
o pessoal restante, entre jogadores, comissão, imprensa,
funcionários, seguranças, etc
 


E além de estar sentada na área reservada para a imprensa (na real, imprensa é um modo mais prático de chamar esse pessoal só, que acompanha o jogo e faz os comentários em sua língua de origem ao vivo), estava rodeada por oficiais ... ! Fiz um outro vídeo bobo só para mostrar isso hahaha  Veja só quantas condecorações um dos caras tinha!

video

Com cara de choro ainda, mas eu tava ali :D
Uma partida quase indescritível -- Holanda sensacional!


video

No vídeo são poucas, mas existem muitas criancas pelo estádio,além da galera ser bem calma e organizada,  respeitando quem foi ali
curtir o jogo .. impressionante! D:  [outro ponto que se 
podedestacar são os banheiros.. LIMPOS!]

Jogadores da Holanda comemorando com a torcida -- e mal
deu tempo de comemorar esse gol, porque 2min depois
saiu o outro!!!
Choque bizarro que aconteceu entre um meia da Holanda
e um zagueiro da Inglaterra -- um saiu sangrando e o
outro saiu desacordado numa maca! D:

video

Pra fechar, minhas últimas imagens do Wembley Stadium + fila pra voltar pra casa de trem! (Aqui, trem é diferente de metrô e ônibus é diferente de .. ahn.. ônibus oO (tube e tram, bus e coach).
 





E aqui estao AS FIGURINHAS que ganhei no intervalo! 8D
E ok, agora acho que não preciso voltar a falar de futebol tão cedo ausheuasehuaha Quem sabe assim, por 'tema', eu coloco o blog em dia mais rápido :D

o/

4 comentários:

  1. oi filha que loucura????, mas ser curiosa demais acontece dessas .... cuidado ;;; antes leia bem onde voce esta indo, antes que seja tarde demais??/ fico feliz ; ue vc esta aproveitando o maximo , mas cuide se ... aqui tudo bem , saudades... ate+++

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eeh, acabei aprontando por aqui :]
      nao esquece de ver o outro post que fiz para vc ver tbm, viu? abraco!

      Excluir
  2. AuHauHauHAu pqp só vc mesmo heim cami xDD
    SEMPRE vc consegue burlar a segurança em tudo D= me ensina? *-*
    ahsushuauahs
    putz deve ter sido muito foda ver o jogo *-*... mas 35 libras? DDD=
    e no fim, encontrou sua amiga depois do jogo? hasusahusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aushduashda, sim xD custou carinho, neh? mas pra um jogo entre selecoes, achei em conta ainda -- fora que queria matar a vontade de assistir a um jogo aqui (e, de quebra, foi entre selecoes!)

      foi um jogo realmente incrivel de se assistir.. quem assistiu, mesmo pela TV, deve ter achado o maximo tbm! teve de tudo hahaha

      e nops, no fim do jogo eu nao a encontrei mais e fui embora haha

      Excluir