15 janeiro 2012

Primeiros dias em Londres - transporte

Dificil resumir todos os causos durante estes primeiros dias. Alem do mais, Londres eh uma cidade impressionante! Desde o primeiro momento em que voce chega aqui, jah se percebe a organizacao de tudo, a educacao de todos e o funcionamento sensacional dos servicos relacionados a transporte, entre muuuitas outras coisas!

Num primeiro momento, assusta mesmo eh a quantidade de linguas diferentes que voce escuta antes de ouvir o proprio ingles! Eh quase indescritivel a quantidade absurda de estrangeiros que existem aqui por todos os lados, em todos os lugares, a qualquer instante!! Quando chamam Londres de ''capital do mundo'', nao demora muito pra entender o porque disso. Por conta disso, assusta a quantidade (tambem absurda) de sotaques de ingles que se encontra por aqui.

Jah na chegada, dentro do proprio aeroporto, tive minha primeira experiencia com o metro, o famoso 'Underground' -- chamado de 'tube' por aqui. Se bem sei, eh o mais antigo do mundo e tambem o maior de todos. Mas muito alem do tamanho, o que assusta eh a velocidade das linhas -- nao soh a do proprio trem, mas a diferenca de tempo entre um trem e outro -- cerca de 3min nas principais e 5~8min nas outras. Muitas vezes, voce pega um tube e ve no painel que ha um dali 3 minutos na mesma estacao! E todos sao pontuais!!

Mais impressionante ainda eh a integracao entre todas as linhas -- voce nao soh acompanha sua propria linha (em qualquer sentido), como tambem facilmente encontra a visualizacao das conexoes possiveis. A rede de metro ainda eh integrada a rede de trens, tanto para outras cidades como tambem para o exterior! Eh realmente muito facil e tranquilo circular por toda a Londres, em especial, nas primeiras zonas (a cidade eh dividida em zonas concentricas, comecando na zona 1, a central, e indo desta ateh as outras zonas, cada vez mais distantes do 'circulo central'). Facil ainda, cabe ressaltar, eh a forma de adquirir as entradas/passes para o metro e tambem para os trens (ou os dois!) -- existem de varios tipos (soh ida, ida e volta, dia inteiro livre, etc); voce usa as self-machines (maquinas de auto-atendimento) e rapidamente consegue seu ticket. Ah, e eh verdade...existem ainda os onibus! Voce pode pegar um mesmo passe que permite sua transicao entre metro, onibus e ateh trem! (se interessar, procure pelo 'Oyster Card' - o responsavel pelo 'milagre' da integracao e tickets mais em conta)

Sobre Londres eh bacana de comentar ainda que todas as principais atracoes, a parte comercial, todo o agito das festas e eventos em geral, estao concentrados no centro (e arredores proximos) da cidade! Todas as zonas de possivel interesse estao (literalmente) centralizadas! O tube nao funciona depois de determinado horario, mas existe um mapa soh para as linhas noturnas (madrugueiros) de onibus de Londres! Na verdade, existem mapas de todos os tipos por aqui...e voce rapidamente aprende como usa-los, parecendo ateh mentira que seja assim tao facil se encontrar por aqui.

Algo curioso sobre o tube eh que venta demais embaixo da terra, tanto nas estacoes como nos corredores entre elas. Assim, voce nota muito facil o perigo real da turbulencia dos trens D: Outra forma de logo notar isso eh uma 'travada' que dah constantemente nos ouvidos, enquanto voce esta dentro do vagao (igual a quando descemos a serra para ir pra praia).

Geralmente, cada estacao de metro tem alguma caracteristica marcante. Jah tive a oportunidade de conhecer varias, algo entre 20~30 estacoes. De todas, a mais divertida foi uma de trem, a tal plataforma 9 3/4 que vai para Hogwarts. Mas algo comum em todas (e nao soh por ali, no metro/trem) eh o fato de ter que permanecer sempre do lado direito quando voce esta andando -- o lado esquerdo eh reservado para os apressados passarem!

E isso me faz pensar em quando estamos andando pela rua.. para quem nao esta acostumado, a mao inglesa eh terrivel! Atravessar a rua eh algo consideravelmente constante.. logo, o risco de errar o lado que se olha e nao ver o carro eh consideravelmente constante tambem! xD Eh impressionante o quanto voce pode se atrapalhar, ateh se acostumar, para olhar para o lado correto. Eu, ao menos, sempre tenho a impressao de que vem um carro no 'sentido certo' e que preciso olhar para me certificar de que o tal carro nao esta lah mesmo.

Por conta disso, nao pude usufruir do ultimo recurso excelente de transporte que existe por aqui: as bikes! Tornou-se muito perigoso pelo simples fato de me atrapalhar bastante com o sentido das ruas todas. Mas eh bom ressaltar que o servico de bikes aqui vale muito a pena; conhecido como 'Barclays', abrange toda a parte central! Voce paga uma taxa para retirar a bike e outra referente ao tempo de utilizacao. A magica esta em pagar £1 pela diaria e 0£ pelo tempo de utilizacao (se este for de ateh 30 minutos, voce nao paga nada -- o que eh possivel, pois as estacoes se encontram a cerca de 400m uma da outra, permitindo a troca por outra bike com tempo 'zero' de uso). Se voce comprar um 'passe de uso' semanal, o desconto eh ainda maior :D  E o que mais se ve por aqui, na rua, sao ciclistas! Estao por tooooodas as partes, inclusive dentro das estacoes de trem! Bicicleta eh algo realmente comum e utilizado por aqui, por muitos.

No mais, restaram os taxis, conhecidos 'black cabs'. Sao carros antigos, cheios de estilo e geralmente pretos. Seria bacana utiliza-los se nao cobrassem valores absurdos pela viagem. O taxi, nesta cidade, raramente (pra nao dizer nunca) compensa. Existem modelos pintados com temas relacionados a cidade e tambem ha alguns com propagandas de uma ou outra marca. Divertido de se ver e bater foto, mas caro e pouco atraente [em termos financeiros, temporais e praticos] de se usar.

Bom, e eh isso :D

ps -> assuste-se tambem com o incrivel 'Journey Planner' [entre outras barbaridades] do site de transporte de Londres!

6 comentários:

  1. eu realmente gostaria de morar em um lugar onde houvesse mais incentivo as bikes :p falando nisso, a minha está encostada por tempo indeterminado. tem foto da estação de hogwarts? xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, estar numa cidade onde ha o incentivo para o uso das bikes eh outra coisa! mas tenho saudades de andar de bike por Curitiba xD Aqui, os bikers sao mto kamikaze spirit /o/

      Jah as fotos, se eu nao estiver muito morta e rolar tempo pra mim no pc de volta, upo algumas da semana que passou, inclusive, da estacao 9 3/4 ! :D

      Excluir
  2. AHHH eu quero conhecer a estação de Hogwarts *-*
    ashuuashhuas
    ouvi falar que em questão de higiene, o metro de sp ganha do de londres, essa informação confere? =s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uashduashduha, eh engracado o fato da estacao estar mesmo na altura 3/4 na plataforma 9 xD

      no mais, bem que podia rolar a ida a Hogwarts mesmo! mas o carrinho preso na parede fica lah... e soh o/

      jah na questao de higiene, nao confere :D
      o que eh phoda por aqui mesmo eh que a quantidade de lixeiras eh muito pouca (quando existem), entao muita gente acaba deixando lixo em um ou outro canto por nao encontrar as lixeiras .. mas o mais incrivel eh que o lixo, quando deixado (o que eh dificil), esta tao bem 'localizado'/organizado, que o pessoal da limpeza logo recolhe D: aushduashuha

      passei por cerca de 50~60 estacoes jah.. talvez as estacoes [bem] mais distantes sejam sujas ou perto disso

      Excluir
    2. ahsuahsua e o beco diagonal, existe? >XDD

      ahh provavelmente então era paulista querendo vanglorizar aquela bosta de metro D=
      estranhei mesmo falarem que metro de sp era o melhor do mundo em questao de higiene, ganhando até mesmo do de londres haha... esses paulistas u-ú

      Excluir
    3. olha, se existe, eu nao achei xD
      no mais, o metro daqui eh mto bom pra ser superado 'facilmente' -- ainda este ano, terei minhas experiencias com o metro de sampa, ae te conto sobre asudhasuhda o/

      Excluir